
Horta da Coutada - exterior de noite
Horta da Coutada - exterior de noite
Horta da Coutada - exterior de noite
NEGÓCIO 1
O TURISMO RURAL NO ALENTEJO
São 7h30 da manhã e Luísa está já a chegar à Horta. A primeira coisa que faz é dirigir-se à cozinha onde está a ser feita a preparação para servir os pequenos-almoços. Hábitos estes que foram mudados com a chegada a Portugal da pandemia provocada pelo COVID-19. Só agora começaram a respirar um pouco mais do ar puro que se sente em Monsaraz, freguesia onde está localizada a Horta da Coutada desde 2009. "Nunca tínhamos vivido nada assim" - afirma a empreendedora que aos 42 anos decidiu avançar com o projeto da Horta. A ideia era ser um projeto sustentável, no qual as pessoas pudessem encontrar bem-estar e a tranquilidade tão característica do Alentejo. "Penso que estamos a conseguir fazê-lo e ficamos orgulhosos quando estas palavras vêm dos nossos clientes ao longo da estadia. Mesmo durante tempos de pandemia como estes que temos vivido, o nosso maior foco tem sido a satisfação dos clientes e ter tudo pronto para mal reabrirmos a qualidade de sempre estar lá para os que nos visitam.", afirma Luísa.

Aviso de Encerramento da Horta da Coutada
Apesar da situação que se viveu nos últimos meses não ter sido a mais animadora, Luísa prevê uma boa época de verão até porque já têm várias reservas para Junho, Julho e inclusive o mês de Agosto já cheio - "Penso que o turismo nacional vai beneficiar desta situação uma vez que bastantes pessoas irão fazer férias 'cá dentro'. Para além disso, contamos também com o turismo estrangeiro claro!", afirma Luísa. Normalmente esta proporção está numa relação de 40% turismo estrangeiro e o restante nacional.

Por isso, e porque a segurança dos clientes está em primeiro lugar, seguindo as recomendações do governo, fecharam no dia 18 de Março e só irão reabrir por volta do dia 15 de Junho. Para esta reabertura, Luísa foi chamando as colaboradoras por turnos para não se juntarem logo todas no mesmo espaço. A preocupação em cumprir todas as medidas de saúde pública e de segurança no trabalho é notória, principalmente nos espaços de alimentação e nos quartos, e por isso mesmo vão acompanhando as diretrizes lançadas pela Direção Geral da Saúde (DGS). Neste seguimento, uma das medidas que estão a adotar, é o uso de gel desinfetante espalhado pelas instalações da Horta. Também as colaboradoras irão usar máscara e luvas sempre que estiverem na sala do pequeno almoço e a preparar e limpar os quartos.

Horta da Coutada - exterior de dia
Financeiramente, Luísa não esconde a preocupação e o stress que foi ter de continuar a suportar algumas despesas fixas ao mesmo tempo que as reservas estavam a ser canceladas. Tinham até eventos já agendados para a Páscoa em Abril e para Maio, que tiveram de ser cancelados. "Apesar deste cenário, não tive de despedir ninguém, o que foi bastante positivo", realça.
Horta da Coutada - exterior de noite

Horta da Coutada - piscina