
Horta da Coutada - exterior de noite
Horta da Coutada - exterior de noite
Horta da Coutada - exterior de noite
NEGÓCIO 3
os restaurantes italianos
restaurante 1 - ciao bella!
É na maresia da praia da Aguda que se encontra um dos mais famosos restaurantes italianos da zona - o Ciao Bella!. Este tomou uma opção menos comum - a partir de dia 18 de maio (data permitida para a reabertura dos diversos espaços de restauração) optou por manter as portas fechadas ao consumo no local e ainda não tem data para a reabertura do espaço físico. Estão apenas em modo de take-away. Esta decisão surge após quase dois meses em que estiveram totalmente fechados ao público. Durante este período, todos os trabalhadores ficaram em lay-off e nenhum dos cerca de 10 (sem contar com os sazonais) foi despedido. Decisão que não foi fácil quando alguns custos fixos se mantêm e o negócio está parado. No entanto, esta situação foi aparentemente superada para toda a equipa do Ciao Bella!, que com motivação lá trabalha.

Restaurante Ciao Bella! visto do exterior

Uma das pizzas confecionadas no Ciao Bella!
Parece mesmo que a comida é do que mais conquista os clientes na ida ao restaurante já que mesmo só em regime de take-away, o negócio tem corrido bastante bem, tal como afirma Mariana Ferreira, colaboradora do Ciao Bella! há já 3 anos. Ainda assim, menciona que o maior desafio tem sido manter os clientes interessados no restaurante pagando o mesmo preço mas sem poderem usufruir do espaço e de toda a envolvente marítima proporcionada pela zona em que o restaurante está inserido. Como é normal durante este período, tiveram de adotar algumas normas de higiene e segurança no trabalho como o uso de máscaras, de gel desinfetante e uma desinfeção ainda mais rigorosa dos espaços da cozinha. O restaurante para já no seu interior, está transformado num mini centro logístico, em que o atendimento aos clientes é feito pelas janelas que estão viradas para a rua. Assim será enquanto mantiverem o take-away, que segundo Mariana, "ainda será por um período longo de tempo!"

Menu de take away Ciao Bella!

Publicação no Facebook do Ciao Bella! - reabertura do
restaurante

Pôr do sol visto a partir da esplanada do restaurante
Ciao Bella!

Publicação no Facebook do Ciao Bella! - fecho do restaurante
"O maior desafio tem sido manter os clientes interessados no restaurante pagando o mesmo preço mas sem poderem usufruir do espaço e de toda a envolvente marítima proporcionada pela zona em que o restaurante se situa."
Mariana Ferreira

Mariana Ferreira
restaurante 2 - Chef Sergio Crivelli - Ristorante Italiano
É no centro de Matosinhos que encontramos um dos mais famosos restaurantes italianos da zona - o Chef Sergio Crivelli - Ristorante Italiano, ou não fosse o próprio chef de nacionalidade também italiana. Sergio, na sua veia inquieta de empreendedor, foi ambicioso e desde o dia 15 de abril criou um menu inovador - escolheu de entre as habituais, 10 pizzas e 10 massas frescas e colocou-as a um preço entre os 10 e 12 euros. Sergio afirma mesmo que este foi o maior desafio para si no que ao restaurante diz respeito durante o período do estado de emergência que vigorou em Portugal durante um mês e meio.
Esteve por isso a funcionar em regime de take-away desde o dia 15 de abril e só passado cerca de um mês é que abriram novamente o espaço físico ao público, aquando da permissão da DGS para a partir do dia 18 de maio os diversos espaços de restauração abrirem novamente. Sergio afirma, orgulhosamente, que a opinião dos clientes tem sido ótima sobre este menu de preço único e também por isso mesmo é que ainda o mantém mesmo já depois de ter reaberto o espaço de forma presencial. No seu português italianizado, afirma que "as parcerias com a Uber e a Globo foram também uma boa aposta para o negócio em tempos onde as pessoas estavam mais centralizadas nas suas casas.".

Take away e Entregas ao Domicílio

Chef com caixa de pizza para as entregas e
take away










Publicação no Instagram de Sergio Crivelli
Publicação no Instagram de Sergio Crivelli
Montagem alimentar Sergio Crivelli
Publicação no Instagram de Sergio Crivelli
Publicação no Instagram de Sergio Crivelli
Publicação no Instagram de Sergio Crivelli
Publicação no Instagram de Sergio Crivelli
As novas e temporárias regras exigiram uma adaptação da parte de Sergio e de toda a equipa para a reabertura do espaço. Por exemplo, nestas novas diretrizes, os espaços só podem ter metade da capacidade definida, que no caso de Sergio é de 25 pessoas no interior do restaurante.
Existiram vários desafios nesta nova e temporária realidade, quanto mais não seja porque, e nas palavras do chef "o ano tinha começado bem para o restaurante. Depois foi preciso nos ajustarmos em termos logísticos e ir cumprindo todas as regras impostas pelo governo e pela DGS, como as máscaras e viseiras, o gel desinfectante, a desinfeção dos espaços todas as manhãs e sempre que a mesa troca de cliente, nomeadamente nas cadeiras e na mesa em si!". Aos clientes também é pedido o uso de máscara enquanto circulam pelo restaurante e frequentam as casas de banho, por exemplo.
Também no que toca à parte financeira os desafios existiram - optaram por fechar completamente desde o início do período do estado de emergência até ao dia 15 de abril. No entanto as perdas no mês de Abril não foram totais, pois o restaurante contou com metade do mês já no registo de take away e entregas. Sergio estima assim uma perda de 50% no mês de Março, em Abril 85% e em Maio com a reabertura do restaurante houve já uma suave aceleração do negócio.
E quando lhe pergunto para que aproveitaram esse mês em que estiveram completamente fechados, ele prontamente me responde, "Olhe primeiro fizemos uma desinfeção em todo o espaço do restaurante que durou dois dias. Depois, dediquei-me bastante ao espaço exterior do restaurante, a criar uma espécie de jardim. As flores estão lindas!" Durante este período todos os funcionários ficaram em lay-off, realidade que foi possível pois o chef avançou com um empréstimo bancário que agora será pago quando o Estado lhes entregar o dinheiro do lay-off. Mesmo atualmente e já depois de terem reaberto o espaço presencialmente, diz-me "ainda há funcionários em lay-off, mas conseguimos cumprir com os pagamentos aos fornecedores, o que foi ótimo.".


Publicação no Instagram de Sergio
Crivelli
Publicação no Instagram de Sergio Crivelli
A situação de Itália
Sendo Sergio Italiano, não podia deixar passar a oportunidade de lhe perguntar como assistiu à distância a toda a situação por que Itália passou e qual a sua opinião sobre a crise pandémica do coronavírus, uma vez que Itália foi um dos países da Europa mais afetados pela pandemia! Sergio prontamente respondeu que não conhece nenhum amigo ou familiar que viva em Itália e que tenha sido afetado pelo vírus. Quanto à rápida proliferação do vírus pelo Norte de Itália, Sergio explica que essa zona de Itália é das mais industrializadas e onde se centram muitos negócios, precisamente com a China, país originário de toda esta pandemia. Daí muitos produtos já chegaram a Itália contaminados da China e muitos italianos interagiram também com chineses por motivos de negócio, na fase de proliferação do vírus.

Chef Sergio Crivelli